FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA

RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DE PROTEÇÃO E DA PAISAGEM URBANA DE FOZ DO IGUAÇU


Marco das Três Fronteiras

O Parque Nacional do Iguaçu possui uma fauna rica em biodiversidade e conta com a maior e mais meridional população de onças pintadas no Brasil, que está ameaçada. Os carnívoros silvestres que vivem nesta região, como a onça pintada e a onça parda, se tornaram produto de caça de caçadores clandestinos da região e até mesmo dos proprietários de terras do entorno do Parque, em retaliação ao abate de seus rebanhos. A onça-pintada é uma espécie guarda-chuva, portanto requer uma grande área protegida para sua sobrevivência; sua proteção acarreta ainda na proteção de várias outras espécies.

Objetivo:

Nosso objetivo é restaurar áreas de proteção permanente da Mata Atlântica e a paisagem urbana de Foz do Iguaçu. Para isso, atuaremos em duas frentes principais:
- Viabilizando a revitalização do horto municipal, que servirá como um centro de produção de mudas de espécies nativas e ornamentais de alta qualidade a serem plantadas em mutirões;
- Instaurando o Plano Municipal de Mata Atlântica, que engaja as Prefeituras e o Conselho de Meio Ambiente a assumirem o compromisso de proteger o bioma.

Ações de mobilização:

Oferta de bolsas de iniciação científica a alunos da região, oferecendo aos locais a oportunidade de desenvolvimento curricular e colaboração com o projeto;
Plantio de árvores para compensação de gases de efeito estufa;
Distribuição/venda de sementes do horto municipal;
Panfletos de conscientização sobre o PMMA;
Ações de plantio em tubos de ensaio com os visitantes do M3F;
Restauração de áreas de proteção permanente com ação e engajamento popular;
Ações de conscientização da população local sobre a importância da preservação do bioma.

Quem mais está envolvido?

O projeto de Restauração da Paisagem Urbana de Foz do Iguaçu conta com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas).