FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA

RECUPERAÇÃO DO ECOSSISTEMA DO MANGUEZAL NA BAÍA DE GUANABARA


AquaRio

A Baía de Guanabara, localizada no Rio de Janeiro, abriga uma grande diversidade de espécies botânicas, zoológicas e ictiológicas. Diante de problemas como o crescimento urbano desordenado, a falta de saneamento universalizado e a concentração de lixões, a Baía vem sofrendo cotidianamente com a degradação de seu ecossistema. Os principais rios que chegam à baía encontram-se mortos pelo aporte de esgoto "in natura". Há áreas onde se concentram manchas de óleo e resíduos de todos os tipos, que ficam flutuando, se acumulando no fundo ou nas margens, em áreas de mangue, praia e costões, resultando na piora da qualidade da água.

Objetivo:

O Instituto Conhecer para Conservar acredita que a mobilização de centenas de pessoas é a chave para a recuperação que bilhões em investimentos não realizaram. Com o projeto de Recuperação do Ecossistema do Manguezal na Baía de Guanabara, nosso objetivo é, com a sensibilização e engajamento da população do entorno, iniciar a recuperação deste ecossistema anfíbio na área de manguezal ao redor da Ilha do Fundão, próximo ao aeroporto internacional, transformando-o num polo de conhecimento, visitação e principalmente gestão de manguezais – um projeto que poderá ser replicado a outras áreas de manguezal da Baía.

Ações de mobilização:

Recuperação do ecossistema de manguezais no entorno do canal do fundão por consultoria especializada; Envolvimento da população com ações de sensibilização e engajamento; Atividades em escolas no entorno da região; Mutirão de plantio de mangue; Mutirão para retirada dos resíduos acumulados nos manguezais; Mutirão de limpeza nas praias; Compensação ambiental para os passivos gerados; Promoção de debates; Engajamento de influenciadores; Apresentação aos voluntários das duas realidades da baía: áreas poluídas e áreas próprias

Quem mais está envolvido?

Neste projeto de Recuperação, contamos com o apoio da ONU Meio Ambiente; ICMBio; UFRJ.