FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA

NORONHA ECOEFICIENTE


Econoronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um dos Patrimônios Naturais da Humanidade, mas com cerca de 4.300 habitantes, o lixo gerado, a energia consumida e a limitada estrutura de saneamento, colocam em risco este importante ambiente natural. “Noronha Ecoeficiente” construirá um “Quarteirão Modelo” no Projeto de Habitação Social que está em curso em Fernando de Noronha. O projeto instalará Ecofossas e Boilers nas casas, apresentando um módulo de sustentabilidade que segue os princípios da sustentabilidade ambiental, garantindo o bem-estar dos moradores e servindo de referência para tornar a ilha ecoeficiente no futuro.

Objetivo:

Além de beneficiar os residentes, o projeto visa conservar o ecossistema da Ilha. A partir da construção de um “Quarteirão Modelo” no Projeto de Habitação Social de Noronha, com casas contendo Ecofossas e Boilers, apresentaremos um módulo de sustentabilidade que, multiplicado, tornará a ilha toda ecoeficiente no futuro.

Ações de mobilização:

Seleção de habitantes locais para habitar as Casas Modelo; Inauguração do sistema com celebridades frequentadoras da ilha, mobilizando pela causa; Veicular na mídia a importância de proteger o patrimônio natural de Noronha com projetos sustentáveis; Apresentação do projeto ao final do ano, aproveitando a alta temporada na ilha para garantir sua escalabilidade.

Quem mais está envolvido?

No projeto Noronha Ecoeficiente, contamos com a parceria da Airbnb, ONU Meio Ambiente e WWF.