FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA

ENTORNO DA CONSERVAÇÃO


Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu possui uma fauna rica em biodiversidade e conta com a maior e mais meridional população de onças pintadas no Brasil, que está ameaçada. Os carnívoros silvestres que vivem nesta região, como a onça pintada e a onça parda, se tornaram produto de caça de caçadores clandestinos da região e até mesmo dos proprietários de terras do entorno do Parque, em retaliação ao abate de seus rebanhos. A onça-pintada é uma espécie guarda-chuva, portanto requer uma grande área protegida para sua sobrevivência; sua proteção acarreta ainda na proteção de várias outras espécies.

Objetivo:

Nosso objetivo é combater a caça e proteger os animais silvestres do Parque Nacional do Iguaçu, principalmente as onças-pintadas e pardas, através da propagação, aos proprietários de terras da região, de técnicas de boas práticas agrícolas e de convivência com os predadores. Com isso, evitaremos o desequilíbrio do ecossistema deste importante sítio geológico brasileiro, Patrimônio Natural da Humanidade.

Ações de mobilização:

Aproximação com a comunidade e valorização da biodiversidade:
- Formação de professores e contato com secretarias municipais;
- Atividades de valorização da biodiversidade na região;
Propagação de boas práticas de manejo na propriedade:
- Distribuição de material de conscientização aos agricultores (Guia de Boas Práticas de Convivência com Predadores);
- Exposição de propriedades-modelo em eventos agropecuários da região;
- Indenização para proteção;
Informação ao visitante do Parque Nacional do Iguaçu:
- Exposição e informativos do projeto no parque.

Quem mais está envolvido?

O “Entorno de Conservação” conta com o apoio e parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), CENAP (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), Carnívoros do Iguaçu, EMATER (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), BIOLABORE e IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná).